Em vídeo oficial, a Microsoft já deu uma prévia de como será o Office 15, mas graças ao The Verge e ZDNet, agora temos mais detalhes. O Office 15 entrou na fase de Technical Preview e só pode ser usado por alguns parceiros selecionados da Microsoft, que vazaram as screenshots a seguir.

Pelo que vemos das capturas de tela, reveladas pelo The Verge, o Office adotou bem o design Metro que a Microsoft está levando a todos os seus produtos. Predominam cores sólidas, ícones achatados, espaço proeminente em branco e certas palavras em fonte maior (ou em maiúsculas).

O Ribbon está oculto em alguns screenshots mas permanece no Office, ainda sem grandes mudanças em relação ao Office 2010 – mas este é um Technical Preview, não está finalizado. E a barra de título está presente em todas estas imagens – ao contrário do que vimos antes – mas repare naquela setinha lá no canto superior direito: ela parece ativar um modo “tela cheia”, que provavelmente esconde a barra de título e direciona o foco ao conteúdo.

A ZDNet aponta mais uma novidade: o “Touch Mode”, que deve adaptar o Office para telas de toque. Segundo a fonte do ZDNet, o botão – a bolinha no canto superior esquerdo – ainda não funciona, mas a ideia é alternar entre uma interface padrão e uma otimizada para touchscreens. Isto permitiria que você use melhor o Office se conectar seu tablet com Windows 8 a teclado e mouse.

O primeiro beta público do Office 15 será oferecido para todos “no final deste verão” – ou seja, provavelmente no final de setembro. [The Verge; ZDNet via @leoberto]