Um grande vazamento de senhas atingiu o Gmail: segundo o Daily Dot, quase 5 milhões de nomes de usuário e passwords foram postados em um fórum russo de Bitcoin. É muita coisa.
A origem do vazamento é desconhecida. Não se sabe se o Gmail em si foi hackeado, e nem quando essas informações foram roubadas. Alguns sites dizem que as senhas são antigas, enquanto outros afirmam que até 60% delas ainda são válidas.
Usuários do Reddit questionam se as senhas são realmente do Gmail – eles especulam que elas sejam apenas vinculadas ao serviço do Google. Como, por exemplo, quando você usa sua conta do Gmail para se cadastrar em outro lugar.
Para saber se você foi um dos afetados pelo vazamento, entre com o seu endereço do Gmail aqui (não se preocupe, a senha não é necessária e o site diz não armazenar os emails verificados). De qualquer forma, é sempre bom mudar a sua senha e de ativar sempre a autenticação em dois passos. [Daily Dot via Lifehacker]
Atualização (18h51):
Porta-vozes do Google divulgaram a seguinte declaração:
“A segurança da informação de nossos usuários é uma prioridade para nós. Não temos nenhuma evidência de que nossos sistemas tenham sido comprometidos, mas, sempre que sabemos que contas podem ter sido comprometidas, agimos para ajudar esses usuários a se protegerem.”