A Apple está se preparando para entrar no emergente mercado de óculos de Realidade Aumentada (“AR”, na sigla em inglês) e Virtual (VR). A empresa pretende lançar os seus primeiros produtos desta categoria já no ano que vem.
A informação foi vazada pelo Bloomberg. O noticiário teve acesso a documentos que indicam que a Apple está registrando as marcas “Reality One”, “Reality Pro” e “Reality Processor” para os novos dispositivos AR/VR. Ou seja, podemos esperar vários produtos de realidade mista com a marca da maçã.
Para tentar evitar vazamentos como este, a Apple contratou uma empresa chamada “Immersive Health Solutions” para fazer esses registros junto aos órgãos competentes. Essa mesma estratégia também foi utilizada antes, durante o registro das marcas de outros produtos da Apple.
Conforme lembrou o Macworld, vazamentos já indicavam que a empresa estava desenvolvendo um sistema operacional chamado “realityOS”, o que apenas reforça os potenciais nomes registrados para os novos produtos.
Os processos estão sendo registrados em vários países, como Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Costa Rica e Uruguai.
E no Brasil?
O Gizmodo Brasil consultou o sistema do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mas, até o momento, não consta pedidos de registro para as marcas “Reality One”, “Reality Pro” ou “Reality Processor, nem mesmo quaisquer registros da empresa “Immersive Health Solutions”.
Porém, o órgão brasileiro recebeu no ano passado o pedido de registro da marca do software realityOS, pela empresa “Realityo Systems LLC”. Esta mesma empresa depositou o pedido em vários outros países, conforme apontou o jornalista americano Parker Ortolani.
Atualmente, a marca RealityOS é a única registrada pela empresa no país. O processo do INPI está atualmente aguardando exame de mérito.
O que esperar dos óculos AR/VR da Apple?
De acordo com rumores, os novos dispositivos da Apple devem contar com um par de monitores 8K, além de um chip tão poderoso quanto o M1 ou M2 – presentes no MacBook. A expectativa é que os óculos tenham como foco os jogos e o consumo de mídia.
É improvável que o novo produto surja durante o evento da Apple do próximo dia 7, vindo a público apenas em 2023. Como era de se esperar, ele não será um produto barato, podendo custar até US$ 3.000 (cerca de R$ 15,2 mil).