Vazamentos de senhas de grandes serviços estão se tornando algo corriqueiro. Esta semana, é a vez do Dropbox: se você não mudou suas credenciais nos últimos quatro anos, chegou a hora de fazer isso.

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Usuários do Dropbox que têm a mesma senha desde julho de 2012 terão que trocá-la da próxima vez que fizerem login, pois ela já foi resetada. O que aconteceu?

Em julho de 2012, o Dropbox descobriu que nomes de usuário e senhas roubados de outros sites foram usados ​​para fazer login em um pequeno número de contas. Na época, não foi uma dor de cabeça tão grande, e eles entraram em contato com os usuários afetados.

No entanto, a empresa descobriu recentemente “um antigo conjunto de credenciais de usuário do Dropbox (endereços de e-mail e senhas protegidas por hash-salt) que acreditamos ter sido obtido em 2012”.

Além disso, milhões de logins e senhas do LinkedIn vazaram este ano – as credenciais foram obtidas após um ataque em 2012 – e elas poderiam potencialmente ser usadas para acessar o Dropbox, pois eram armazenadas de forma insegura.

No e-mail enviado aos usuários, o Dropbox afirma que “essa é uma medida puramente preventiva”. No blog oficial, a empresa diz: “não acreditamos que nenhuma conta foi acessada de maneira indevida”. Ainda assim, para evitar maiores problemas, as senhas antigas foram redefinidas, e você terá que inserir uma nova caso seja afetado.

O Dropbox também recomenda usar a autenticação de dois fatores, que exige um código temporário adicional além da senha – para ativar isto, vá em dropbox.com/account#security e siga estes passos.

[Dropbox Blog via PC World]

Foto por Edward Lich/pixabay