As constantes mudanças no Twitter não desagradaram apenas os reles mortais, mas também grandes nomes da literatura: o escritor Stephen King reclamou da plataforma e ainda “esnobou” Elon Musk quando o novo CEO da companhia disse ser fã do autor.
Na última quinta-feira (10), King escreveu que gostava mais do Twitter nos dias “pré-Musk”. Em resposta, o bilionário enviou um emoji de fantasma brincalhão. A mensagem passou batida pelo escritor, que não respondeu.
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— Elon Musk (@elonmusk) November 10, 2022
Em seguida, Musk tuitou novamente: “Para ser sincero, ainda sou seu fã”. Mas, de novo, King não se deu ao trabalho de responder. Não demorou muito para que o novo CEO do Twitter deletasse o próprio comentário.
Essa não é a primeira vez que Stephen King reclama da gestão do Twitter depois da compra de Elon Musk. Em 2 de novembro, o escritor comparou o empresário com Tom Sawyer, um personagem da ficção que engana para que as pessoas paguem para fazer as próprias tarefas.
Musk makes me think of Tom Sawyer, who is given the job of whitewashing a fence as punishment. Tom cons his friends into doing the chore for him, and getting them to pay for the privilege. That's what Musk wants to do with Twitter. No, no, no.
— Stephen King (@StephenKing) November 3, 2022
O autor também ameaçou deixar o site caso a rede começasse a cobrar US$ 20 pelo selo de verificação. Em resposta, Musk sugeriu que US$ 8 seria um preço “mais razoável”. Mas, de novo, King não respondeu o novo dono da rede.
Além da esnobada
A preocupação sobre os rumos do Twitter não é exclusiva de Stephen King. Na última quarta (9), Musk lançou o novo sistema de verificação paga. Não demorou muito para que atraísse trolls que usaram o selo azul para espalhar o terror ao imitar marcas, políticos e celebridades.
O caso mais emblemático – até agora – é o da conta fake verificada da farmacêutica norte-americana Eli Lilly and Company, que anunciou que a insulina passaria a ser gratuita nos EUA.
Como resultado, os preços das ações da Eli Lily saltaram de US$ 16,08 para US$ 325,30 – na prática, a empresa sofreu uma grande desvalorização no mercado.
Did Twitter Blue tweet just cost Eli Lilly $LLY billions?
Yes. pic.twitter.com/w4RtJwgCVK
— Rafael Shimunov (@rafaelshimunov) November 11, 2022
Enquanto Musk faz o que bem entende com a rede social, marcas grandes, como a General Motors, pararam de anunciar na plataforma. Outras celebridades, como Whoopi Goldberg, Shonda Rhimes, e Gigi Hadid, deixaram a plataforma. Stephen King continua lá – por enquanto.