O calorão do verão americano já começou, então por que os astronautas no espaço não podem saborear algumas delícias terrestres da estação? Hoje, o foguete SpaceX Falcon 9 enviou alguns experimentos – e um montão de sorvete – aos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). E seleção de sabores é bem variada.

A entrega de hoje não deve ser confundida com o experimento Cosmic Ray Energetics and MASS (CREAM) – ou EEI CREAM – um projeto que também foi enviado hoje a órbita terrestre baixa. O EEI CREAM é uma espécie de balão que mede raios cósmicos no espaço, bem acima da interferência da atmosfera da Terra. O nome fofo deste projeto talvez tenha algo a ver com a estrega especial de hoje: sorvete.

“Chocolate, baunilha e bolo de aniversário são os sabores enviados hoje a Estação Espacial Internacional, além também de barras de sorvete”, disse Kathryn Hambleton, relações públicas da NASA, ao Gizmodo. “[O sorvete] está congelado. Eles serão enviados em três congeladores que voltarão carregados com pesquisas quando a Dragon retornar”.

A entrega de sorvete da SpaceX teve início hoje às 13h31 (Horário de Brasília) do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida – incluiu cerca de 2.900 kg de experimentos científicos carregados na nave Dragon, incluindo 20 ratos que servirão para estudar os impactos de voos de longa duração na biologia. É o 12º voo de foguete da SpaceX para repor suprimentos da EEI.

O lançamento foi gravado ao vivo, mas você pode assisti-lo a qualquer momento no vídeo abaixo:

Imagem: SpaceX/Flickr