Veja em números o impacto econômico da turnê de Taylor Swift nos EUA
A passagem de Taylor Swift pelo Brasil está cada vez mais próxima. A turnê da cantora nos Estados Unidos chegou ao fim, após cinco meses e 53 shows que movimentaram demais a economia local. Mas a “The Eras Tour” vai voltar ao país em 2024, para a alegria de muitos.
Segundo dados da empresa de pesquisa QuestionPro à CNN, a turnê deve arrecadar US$ 2,2 bilhões em vendas de ingressos na América do Norte — sem contar com o valor de revenda. Isso é muito mais do que as estimativas iniciais, de U$S 1,4 bilhão mundiais.
Além disso, outros dados da QuestionPro, obtidos pela Fortune, estimam que os ganhos podem chegar a US$ 4,6 bilhões nos EUA. Ou seja, quase como com a turnê Renaissance, de Beyoncé, fez na Suécia, os shows de Swift podem resultar em lucros em hotéis, viagens e alimentação em diversas cidades norte-americanas.
De acordo com o Business Insider, o primeiro show da turnê de Taylor Swift, em Glendale, Arizona, ajudou a gerar mais receita local do que o Super Bowl (final da temporada de futebol americano), em fevereiro. A cantora recebeu agradecimentos até mesmo do governador do estado de Illinois, JB Pritzker, por ajudar a estabelecer um recorde de receita hoteleira.
Em agosto, foi noticiado que Swift deu um bônus de US$ 100 mil aos caminhoneiros de sua turnê. Além disso, a artista também fez doações para bancos de alimentos nas cidades por onde se passou, aumentando seu impacto em cada uma.
Somando aos mais de US$ 10 milhões (que arrecada por show, segundo o Bloomberg News, Swift deve lucrar ainda mais quando a versão para cinema da “The Eras Tour”, que já ultrapassou a pré-vendas da Marvel e da DC, chegar às telonas na América do Norte no mês que vem.