O cachorro Remy é um pastor-australiano de quatro anos que sobreviveu à destruição de sua casa depois da passagem de um tornado no estado de Arkansas, dos EUA, em 31 de março.
Ninguém sabe como, mas ele conseguiu sair dos escombros sozinho e voltou para sua família mais de 24 horas após o telhado do apartamento onde morava cair sobre o local onde dormia.
O cachorro pertence a Lindsey Hutcheson, uma estudante da Universidade de Arkansas em Little Rock e membro da equipe feminina de atletismo. Ela estava treinando com o grupo quando o alerta de tornado disparou durante a tarde.
Sem poder ir para casa, Lindsey se abrigou no porão dos dormitórios da universidade, onde acompanhou a destruição da área onde morava ao vivo pela televisão.
“Fiquei em pânico porque meu cachorro estava sozinho em casa”, conta. “Chorei o tempo todo porque vi no noticiário onde o tornado atingiu meu condomínio”. Depois que a tempestade passou, ela voltou para casa e se deparou com um cenário de destruição total.
O seu prédio teve o telhado todo arrancado. Ela só pôde entrar em seu apartamento no dia seguinte e havia muitos escombros sobre seus móveis e pertences. Lindsey chamou por Remy, mas não o encontrou nem o ouviu.
Como Remy voltou para casa?
Uma parte da parede estava aberta, o que fez com que a estudante acreditasse que o cachorro pulou para fora do apartamento para encontrar um local seguro durante o tornado. Com medo de que ele não conseguisse achar o caminho de volta, ela publicou um pedido de ajuda no Facebook.
Mais de 24 horas depois do tornado, Lindsey voltou ao seu apartamento. Ao chutar a porta que estava bloqueada pelos escombros, ela foi recebida por ninguém menos que Remy.
“Tentei desenterrar o isolamento e vi seu traseiro saindo dos escombros”, lembra a tutora. A hipótese de Lindsey é que o cachorro estivesse em sua cama quando o tornado atingiu o apartamento.
Com a queda do telhado, ele ficou preso nos escombros. A dúvida é por que ele não respondeu na primeira vez em que entraram no local. “Não sei como, mas ele está bem. Provavelmente perdi todo o resto, Mas, honestamente, ele é tudo com o que eu me importava. O restante pode ser substituído, ele não será jamais”.
O pastor-australiano é uma raça conhecida por ser extremamente inteligente. Por isso, é comum encontrá-los como cães-guias para cegos e deficientes auditivos, por exemplo. Eles também têm um super faro e agilidade apurada, o que pode ter facilitado a sobrevivência do cão.