Apesar do nome carro voador, a maioria dos eVTOL (veículos elétricos de decolagem e pouso verticais) se parece com helicópteros. Indo de encontro a esse padrão, a empresa chinesa Xpeng está desenvolvendo um carro voador que realmente se parece um automóvel, apesar de também ter hélices (retráteis).
Em pré-venda na Amazon
Reprodutor Remoto PlayStation PortalNa última semana, a Xpeng apresentou, no Salão de Pequim, o carro voador que pode tanto voar quanto andar nas estradas. Assim como um automóvel tradicional, o veículo tem quatro rodas, bancos e volante. O painel, porém, se parece com a cabine de pilotagem de uma aeronave.
Assista, a seguir, ao vídeo que mostra o carro voador da Xpeng que se parece com um automóvel em ação:
O eVTOL é, por enquanto, um protótipo e não conta com quadro de instrumentos ou sistema de tração, segundo a Folha de S.Paulo. Mesmo assim, a Xpeng espera aprimorar o carro para poder transitar sem problemas, seja por terra ou pelo céu.
A versão do veículo exibida no Salão de Pequim era mais avançada que os primeiros protótipos da montadora. Antes, em 2022, o eVTOL se parecia mais com um drone gigante do que com um carro. Agora, os rotores elétricos são retráteis.
O maior desafio da fabricante chinesa é fazer o veículo que pesa mais de duas toneladas viajar grandes distâncias com boa autonomia de bateria. Contudo, isso ainda não é possível, considerando o estado atual da tecnologia.
Com IPTV grátis
SAMSUNG Smart TV Crystal 50" 4KAlef Model A também é um carro voador que parece um carro
Vale destacar que o veículo da Xpeng não é o único eVTOL que se parece com um carro tradicional. A empresa estadunidense Alef Aeronautics também tem um modelo no mesmo estilo: o Model A, que custa R$ 1,5 milhões e já conta com mais de 2.800 pedidos na pré-venda.
O Model A conta com design que lembra um carro de luxo completo, com uma carcaça de malha que abriga oito rotores para propulsão vertical, permitindo a circulação de ar pelo veículo.
Esse carro da Alef foi projetado para estradas, mas também será capaz de voar. Para andar no solo, o veículo conta com quatro pequenos motores em cada uma das rodas e tem direção semelhante a um carro elétrico normal.
Já para alçar voo, o veículo da Alef tem oito hélices na frente e atrás do carro voador, que giram independentemente em velocidades diferentes. Assim, pode voar em qualquer direção.
Por enquanto, o eVTOL está em pré-venda, com lançamento previsto para 2025. O veículo, porém, ainda depende de aprovações regulatórias da Administração Federal de Aviação dos EUA e financiamento suficiente.