Motorola Atrix, que deve chegar ao Brasil em um futuro bem próximo, é um smartphone bem potente que queria ser um computador. Quando você liga qualquer teclado e mouse com bluetooth e roda este cliente da Citrix, bem, você tem um PC com Windows 7 com performance bem decente.

A mágica foi mostrada pra gente no estande da Motorola no CTIA Wireless 2011, que rolou esta semana. Na verdade o programa utilizado é uma máquina virtual como tantas outras – você na verdade está acessando um PC em outro lugar, através dos servidores da Citrix, que fornece a conexão segura (nenhum Windows 7 foi instalado no smartphone de dois núcleos – por enquanto). Para acessar a área de trabalho basta deixar o programa aberto na sua máquina principal e conectar-se pelo próprio browser do celular. O truque funciona em vários aparelhos – o sistema da Citrix é compatível com iPhone, Androids, iPads e tudo o mais. A diferença é que com o Atrix e sua funcionalidade de poder utilizar teclado e mouse genéricos, você de fato tem um computador completo. Gravei apenas um pedaço da demo no vídeo, mas vi vários programas rodarem sem muitos problemas. Espere mais Androids com a funcionalidade no futuro.

 

* O Gizmodo Brasil viajou ao CTIA Wireless 2011 a convite da Eyo, e ficou preso mais de um dia no aeroporto por causa do incêndio em Miami. Mas já está de volta.