Nós avisamos da importância e ensinamos como apreciar o espetáculo via Internet, mas se mesmo assim você perdeu o trânsito de Vênus ontem, ainda dá para reparar esse erro. Não esperando o próximo — hey, agora só daqui a 105 anos —, mas vendo as incríveis imagens em alta definição captadas pela NASA.

O Solar Dynamics Observatory (SOD) da NASA se destina a observar o Sol e tendo isso como atribuição fez, ontem, diversos vídeos do trânsito de Vênus, a passagem do planeta vizinho em frente ao Sol para quem está na Terra, um evento astronômico raríssimo. O vídeo apresenta filmagens feitas em diversos comprimentos de ondas de luz extremamente ultravioleta e algumas porções do espectro visível. Como explica a NASA:

“O Sol avermelhado é o ultravioleta de 304 ångström; o Sol dourado tem 171 ångström; o Sol magenta tem 1700 ångström e o Sol alaranjado é a luz visível filtrada.  Os 304 e 171 mostra a atmosfera do Sol, que não aparece na parte visível do espectro.”

Há mais material disponível por aí, inclusive coisas bem incríveis como a foto abaixo, essa feita pela Hinode, uma missão conjunta entre NASA e JAXA (Agência Espacial Japonesa), que está sendo compartilhada à exaustão. Sejamos sinceros, não por acaso. [YouTube, NASA]

Foto do trânsito de Vênus tirada pela Hinode.