O Kaspersky Labs lançou recentemente um mapa interativo belíssimo que mostra ameaças online ao redor do mundo em tempo real. Na prática, é uma visualização global de ciberataques que, espera a Kaspersky, motivará as pessoas a comprarem seus softwares de segurança. Mas, além disso, também é algo espetacular.

660693891607912107

O mapa interativo também é bastante informativo. Os dados são mostrados em um mapa e vem de softwares de monitoramento de malware da Kaspersky, o que pode distorcer um pouco as coisas. Os Estados Unidos, por exemplo, são uma área de alto risco – é o quarto alvo mais popular para malwares. O Brasil, por sua vez, é o oitavo país com mais infecções. A Rússia é o primeiro. A Rússia também é o país de origem da Kaspersky. As linhas com cores diferentes que conectam os hackers às vítimas representam diferentes tipos de ataques, um recurso que deve ajudá-lo a decidir como se proteger.

kaspersky

Inevitavelmente, observar esses ataques acontecerem em tempo real fará você pensar se o seu computador realmente está seguro. E, para isso, a Kaspersky preparou um botão chamado “Am I Infected?” (estou infectado?) que o levará para uma página para testar um programa de segurança. Não se esqueça que a Kaspersky não é a única desenvolvedora de softwares de segurança – existem até algumas opções gratuitas. [Kaspersky viaMotherboard]