Veja um scanner de tomografia sem sua “pele”

Quando você os vê nos hospitais, os scanners de tomografia computadorizada se parecem com coisas vindas diretamente de Star Trek. Mas quando eles estão sem a cobertura plástica, suave e futurista, eles se parecem com partes de um motor velho de Battlestar Galactica. Mas a coisa mais fantástica é como isso funciona. Você não acredita […]

Quando você os vê nos hospitais, os scanners de tomografia computadorizada se parecem com coisas vindas diretamente de Star Trek. Mas quando eles estão sem a cobertura plástica, suave e futurista, eles se parecem com partes de um motor velho de Battlestar Galactica.

Mas a coisa mais fantástica é como isso funciona. Você não acredita no quão rápido essas coisas rotacionam. É maluquice.

De acordo com a descrição do usuário do Reddit que publicou a imagem:

“O canto superior esquerdo tem um tubo de raio-x real. Abaixo, à direita, está o imager — é o que, basicamente, funciona como ‘filme’ digital para o scanner de tomografia computadorizada. A caixa acima, à direita, é provavelmente o motor que faz a coisa toda rotacionar. Ah, e a propósito… essa máquina gira em torno de você a uma velocidade altíssima. É por isso que ela precisa ser nivelada e equilibrada, porque se ela estiver fora da compensação, ela começa a fazer uns barulhos bem desagradáveis até quebrar os rolamentos. Eu trabalhava com essas coisas há uns cinco ou seis anos. Este é mais moderno do que os que eu operava, mas o conceito é o mesmo.”

Os scanners de tomografia computadorizada produzem fatias bidimensionais de corpos humanos (ou de qualquer outra coisa) usando raios-x. Essas secções podem ser examinadas por médios tanto em suas formas originais quanto como parte de modelos tridimensionais criados usando dados de cada fatia juntos. [Reddit]

Sair da versão mobile