Nós já lamentamos o fato de os projetores de bolso não terem tecnologia suficiente para popularização total. Mas isso pode mudar em breve se um braço de pesquisas da Disney conseguir fazer com que o projetor interativo SideBySide passe do estágio de protótipo.

SideBySide Video

Os usuários precisam apontar o modificado e melhorado projetor de mão para uma superfície. Nela, as projeções, seja um personagem de videogame ou um ícone, interagem interagem e tem noção espacial em relação às outras projeções. Por exemplo, cada usuário pode controlar um boxeador e os personagens só dariam um soco quando as projeções estivessem próximas o bastante. Ou algo simples, como compartilhar um arquivo entre dois aparelhos, pode ser feito de forma visual, jogando um arquivo dentro de uma pasta.

O conceito é novo, mas o fato de a tecnologia poder ser utilizada em qualquer lugar, sem um ambiente especial para traçar movimentos, é a parte mais intrigante. Os projetores criam uma imagem de uma só cor que os usuários podem ver, bem como um sistema de monitoramento de dados infravermelho invisível que só é visível para a câmera presa no topo de cada aparelho. No momento, o monitoramento e processamento que permite que as projeções interajam é controlado por um laptop onde ambos os projetores são conectados, mas no futuro eles podem vir a ser eliminados, já que os aparelhos poderão conversar sem fios. [SideBySide via Creative Applications]