Este retrato surreal (e belíssimo) do Sol foi feito pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA enquanto ele se encaminhava para a sua temporada de eclipse:

“Duas vezes por ano, durante três semanas próximas aos equinócios vernal e outonal, a nave do Observatório Dinâmico Solar [SDO na sigla original] da NASA se encaminha para a sua temporada de eclipse — um breve período onde a Terra bloqueia sua visão do Sol por um dado período todos os dias. Qualquer nave que esteja observando o Sol da órbita terrestre tem que lidar com eclipses do gênero. Mas a órbita do SDO é projetada para minimizar a ocorrência deles ao mesmo tempo em que proporciona um ‘borrão’ temporário nas imagens em um dos seus instrumentos. A temporada de eclipse mais recente aconteceu entre 6 e 29 de setembro de 2012. Na medida em que a Terra entrava e saía do campo de visão do SDO, seus avançados instrumentos de imagem capturaram visões parciais do Sol em múltiplos comprimentos de onda. Cientistas solares não encontraram muita utilidade nessas imagens, mas pesquisadores atmosféricos talvez possam ter algumas ideias ao observarem como a luz do Sol se move através da atmosfera terrestre. Confira o vídeo abaixo para ver imagens da Terra passando entre o Sol e o SDO.”

É bem legal podermos ver algo assim. Apenas pense que existe uma bola de fogo gigantesca, com diâmetro 100 vezes maior que a Terra, flutuando por aí. [NASA]