_Tecnologia

Vem aí a Identidade da Internet, a nova autenticação de celulares

ID da internet, promete mais segurança e funciona através da tecnologia blockchain

Vem aí a Identidade da Internet, a nova autenticação de celulares

Imagem: Unsplash/Reprodução

A internet está constantemente em transformação, com ideias inovadores surgindo a todo momento. Agora, a bola da vez é identidade da internet, que promete revolucionar a maneira como as pessoas acessam suas redes sociais, gerenciadores de e-mails e plataformas favoritas.

A tecnologia de código aberto está sendo desenvolvida pela DFINITY Foundation e tem como principal objetivo simplificar a maneira como as pessoas se conectam às suas contas em diferentes plataformas e, claro, aumentar o nível de segurança das credenciais de acesso.

A promessa é de um método mais confiável que senhas de acesso fortes e até mesmo que os gerenciadores de senhas. A iniciativa ganha força em um momento em que especialistas demonstram grande preocupação com a confiabilidade dos protocolos de segurança cibernética que estão disponíveis atualmente.

A identidade da internet é baseada em web3, que também está por trás do blockchain. É importante ressaltar que mesmo tendo relação com a tecnologia que cuida dos ativos digitais, seu uso é gratuito e não demanda conhecimento aprofundado ou investimento em criptomoedas.

Na prática, a nova autenticação funcionaria como um identificador vinculado a todos os dispositivos de um usuário. Ao invés de utilizar senhas, a tecnologia utiliza um chip TPM capaz de gerar senhas diferentes para cada tentativa de login que são autenticadas por biometria: impressão digital e reconhecimento facial.

Por enquanto, um ponto que pode deixar a desejar é a compatibilidade limitada com plataformas de internet. O internet identify funciona somente com serviços compatíveis com o Internet Computer Protocol, ou seja “dapps” compatíveis com Web3. Os dapps são aplicativos descentralizados que funcionam utilizando a tecnologia blockchain.

Por esse motivo, embora a tecnologia pareça bastante promissora a maioria dos sites não devem ter suporte a este ID único. Os usuários interessados podem acessar a página da ferramenta para conferir mais detalhes a respeito do funcionamento.

Sair da versão mobile