_Redes Sociais

Vem aí outro rival do Twitter: Instagram Threads estreia na próxima quinta

Descrição do aplicativo na loja da Apple descreve o app como um "aplicativo de conversação baseado em texto do Instagram"

instagram threads meta

Imagem: Reprodução/Meta

O Instagram Threads, novo concorrente do Twitter, será lançado nesta quinta-feira (6), segundo a App Store. A descrição do aplicativo na loja da Apple descreve o app como um “aplicativo de conversação baseado em texto do Instagram”.

“Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã. Seja qual for o seu interesse, você pode seguir e se conectar diretamente com seus criadores favoritos e outras pessoas que amam as mesmas coisas — ou criar seguidores leais para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo”, diz o texto.

Adam Mosseri, o CEO do Instagram, confirmou o lançamento em um canal público na rede social. Além disso, a Meta adicionou um teaser do lançamento do app no Instagram.

Ao digitar “threads” e tocar no ícone da barra de pesquisa, um ícone giratório mostra o horário de lançamento, que acontece às 11h no horário de Brasília. Também são exibidos um QR Code de acesso, bem como uma opção de lembrete. Confira o exemplo abaixo:

Relação entre o Instagram Threads e outras redes sociais

Segundo informações do The Verge, o Instagram Threads vai se integrar ao protocolo de mídia social descentralizado ActivityPub. Traduzindo para o português, isso significa que ele será compatível com redes sociais como o Mastodon. Ou seja, usuários poderão levar seus perfis e seguidores para outros aplicativos.

Os usuários poderão, inclusive, usar seu perfil no Instagram para seguir as mesmas contas e manter seus seguidores, iniciando a experiência no Threads com um círculo pré-existente. Por fim, também será possível alterar as configurações de privacidade das publicações, enviar e compartilhar as postagens de outras pessoas.

A novidade parece estar vindo em boa hora, já que, neste sábado (1), Elon Musk anunciou a limitação de visualização de tweets por usuários no Twitter. Saiba mais nesta reportagem do Giz Brasil.

Sair da versão mobile