_Ciência

Vem mais chuva? Confira previsão do tempo para novembro em todo o Brasil

Mesmo com a proximidade do verão, diversas regiões do país vão enfrentar chuvas intensas. Já outras seguem com ondas de calor

Nova frente fria traz tempestades para o Brasil nesta semana

Em novembro, o clima no Brasil vai continuar experimentando dois extremos: enquanto algumas áreas do país devem receber chuvas acima da média, outras enfrentarão condições de seca, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com as projeções do Inmet, regiões como Roraima, Amapá, Tocantins, parte do Amazonas e do Pará, além da maior parte do Nordeste enfrentarão chuvas abaixo da média histórica para o mês.

Por outro lado, áreas do Centro-Oeste e Sudeste, juntamente com o Sul, devem receber volumes de chuva acima do esperado. Isso levanta preocupações quanto ao possível excesso de umidade em algumas regiões, podendo provocar alagamentos e deslizamentos.

A previsão também indica que as temperaturas médias devem ficar acima da média em grande parte do país, principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas médias podem superar os 28º C.

Por outro lado, os dias consecutivos com chuva nas regiões Sul e Sudeste pode amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 24° C.

Confira abaixo o mapa do acumulado de chuva prevista para a primeira semana de novembro:

 

Veja a previsão para a 1ª semana do mês

Para a Região Norte, são previstas chuvas em forma de pancadas durante a semana, com valores maiores que 40 milímetros (mm) no oeste do Amazonas. Além de pontualmente em áreas do Acre, Roraima, Pará e Tocantins, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas da região, haverá predomínio de tempo seco e sem chuva.

Em grande parte da Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. Em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), não se descarta chuva localizada e passageira entre quarta (1°) e sexta-feira (3).

Na Região Centro-Oeste, há previsão de dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde devido ao calor e alta umidade. Podendo acumular volumes superiores a 50 mm.

Já no Sudeste, uma massa de ar quente e úmida deve se manter sobre a região no decorrer da semana. Isso deve favorecer acumulados de chuva expressivos em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, com valores que podem ultrapassar os 60 mm.

Por fim, a Região Sul será marcada pela atuação de uma massa de ar quente e úmida, que intensifica as áreas de instabilidade na região até sexta-feira (3). Isso vai provocar volumes de chuva significativos, possivelmente, acompanhados de queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Sair da versão mobile