As vendas de discos Blu-ray aumentaram 91% no primeiro semestre deste ano nos EUA, e as vendas de leitores de Blu-ray subiram 25%. Então já são cerca de 11 milhões de leitores de Blu-ray nos EUA, incluindo os PlayStation 3. Quem achava que o Blu-ray não ia pegar quebrou a cara, não é… Não é?

Bem, mais da metade desses leitores de Blu-ray são PS3: havia 5,7 milhões deles nos EUA em dezembro — ou seja, pouco menos da metade são exclusivamente leitores de Blu-ray. Cerca de 75% das unidades vendidas são compatíveis com o padrão BD-Live. Retirando os 50% que são PS3 — que pode ser atualizado para ser compatível com o BD-Live —, concluímos que apenas metade dos leitores standalone são compatíveis com esse padrão, então foram comprados há pouco tempo.

Além disso, a maioria dos leitores Blu-ray faz mais que ler discos: acessam o Youtube e Netflix (aluguel de filmes via internet) — sem mencionar o PS3. Então as vendas de discos Blu-ray aumentaram, mas por causa de pessoas desatentas e de leitores abaixo dos 199 dólares — exatamente o que as empresas por trás do Blu-ray não queriam.

Ah, e o DVD? Cinco milhões de leitores vendidos no segundo trimestre (e não semestre) de 2009. Alguns ganham, alguns perdem. Lembra do HD DVD? [Electronic House]