As atualizações para Android chegam bem devagar na maioria dos dispositivos – quando chegam! – e as fabricantes insistem em vender aparelhos novos com versões antigas. Tudo isso conspirou para que, só agora, o Lollipop seja a variante mais popular do robozinho.

>>> Por que as atualizações do Android são tão demoradas?
>>> A história ilustrada do Android, do Cupcake até o Marshmallow

O Android 5.x Lollipop está presente em 36,1% dos dispositivos que acessaram a Google Play Store na última semana; seu código-fonte foi disponibilizado em novembro de 2014. Depois temos o Android 4.4 KitKat, com 34,3%; e o Jelly Bean com 22,3%.

E o Marshmallow? Bem, a versão 6.0 está em apenas 2,3% dos dispositivos. Ela começou a ser distribuída em outubro para a linha Nexus.

android versoes marco 2016

Dados coletados durante sete dias terminando em 7 de março de 2016. Versões com menos de 0,1% não aparecem na tabela. Versões anteriores ao Android 2.2 também não estão inclusas.

Smartphones com Marshmallow – como o Galaxy S7 – só agora estão chegando ao mercado, e as fabricantes vêm lentamente liberando o Android 6.0 para dispositivos atuais. Esta é a lista de dispositivos cuja atualização foi oficialmente confirmada:

– linha Nexus: 5, 6, 6P, 7 (2013), 9, Nexus Player

Motorola: Moto X (2ª geração, Play e Style), Moto Maxx, Moto G (2ª e 3ª gerações), Moto E 4G de 2ª geração

Samsung: Galaxy S6 e Galaxy S6 edge (alguns usuários receberam a atualização no Galaxy S5, Note 4 e Note 5)

– LG: G3, G4

Sony: Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia Z4 Tablet, Xperia Z3+, Xperia Z3, Xperia Z3 Compact, Xperia Z3 Tablet Compact, Xperia Z2, Xperia Z2 Tablet, Xperia M5, Xperia C5 Ultra, Xperia M4 Aqua e Xperia C4

Asus: ZenFone 2, ZenFone 2 Deluxe/Special Edition, ZenFone2 Laser, ZenFone Selfie, PadFone S

HTC: One M9, One M8, One M9+, One E9+, One E9, One ME, One E8, One M8 EYE, Butterfly 3, Desire 826, Desire 820, Desire 816

OnePlus: OnePlus 2, OnePlus One, OnePlus X

Como o Google atualiza separadamente os principais apps embutidos no Android, e usa o Play Services para levar recursos a versões antigas, as novidades no sistema tendem a ser menores.

Ainda assim, o Marshmallow traz coisas bacanas como o Google Now on Tap, que oferece informações entendendo o contexto de apps; o Doze, que reduz o consumo de bateria; a possibilidade de usar o cartão microSD como se fosse memória interna; criptografia por padrão em dispositivos rápidos; e novos emojis.

Se você estiver com pressa, ou se seu dispositivo não será atualizado, é possível baixar uma ROM personalizada como o CyanogenMOD, que vem testando desde novembro uma versão baseada no Marshmallow. A versão final deve ser lançada ainda este mês. A lista de smartphones e tablets compatíveis – mais de cinquenta até o momento – está disponível neste link.

[Android Versions via 9to5Google]

Foto por Marcus Kazmierczak/Flickr