Na semana passada, a SpaceX fez o lançamento de satélites de internet para compor a constelação Starlink – uma série de satélites interconectados desenvolvidos com o objetivo de fornecer internet de alta velocidade para clientes ao redor do mundo. Um astrônomo na Holanda capturou imagens dos satélites orbitando a Terra.

Os 60 satélites da Starlink, cada um pesando 227 quilos, foram lançados na órbita terrestre baixa (LEO, em inglês) na quinta-feira (23) por volta das 23:32 (horário de Flórida, Orlando). O astrônomo Dr. Marco Langbroek publicou em seu blog que calculou onde os satélites iriam orbitar e apontou sua câmera para capturar o momento.

No vídeo é possível ver um satélite atrás do outro voando pelo céu. Parecem até OVNIs. Segundo o astrônomo, foi utilizada uma câmera de vigilância WATEC 902H com sensibilidade à baixa iluminação, equipada com uma lente Canon FD 1.8/50 mm. O material exibe pelo menos 56 objetos.

Os satélites foram colocados a uma altitude de 400 quilômetros pelo foguete Falcon 9 que foi lançado do Cabo Canaveral, na Flórida. Assim que estiver completa, a constelação de satélites Starlink vai transmitir sinais para que clientes tenham acesso à internet de alta velocidade. A empresa espacial privada precisará conduzir pelo menos uma dúzia ou mais de lançamentos antes que isso se torne realidade.

[The Verge via SatTrackCam Leiden Blog]