Pesquisadores na DARPA – agência do governo americano que cria tecnologias militares – vêm desenvolvendo uma munição que pode mudar de trajetória no ar, para garantir que ela sempre acerte o alvo. Agora, a agência diz que ela passou com sucesso pela maior série de testes até hoje.
>>> Esta bala de fuzil consegue mudar de trajetória depois que é disparada
A EXACTO (sigla para Material Bélico de Extrema Precisão) é uma bala de calibre .50 que se manobra enquanto viaja pelo ar. Ela se tornou eficaz o suficiente para ajustar o próprio rumo em pleno voo, e atingir um alvo em movimento.
Em um vídeo divulgado pela DARPA, um franco-atirador treinado usa isso para atingir, de forma confiável, um alvo que começa a se mover após o tiro. Até mesmo uma pessoa usando rifle pela primeira vez consegue acertar o alvo com a EXACTO.
Como funciona essa tecnologia? A DARPA não revela detalhes, muito provavelmente de forma intencional – imagine se isso cai em mãos inimigas.
Eles dizem apenas que a EXACTO consiste em “uma munição especial e um sistema de orientação óptica em tempo real”, que permite levar o projétil ao alvo compensando fatores como o vento, condições meteorológicas, movimentos do alvo, entre outros.
Criar a EXACTO não foi uma tarefa fácil nem barata: o Pentágono ofereceu US$ 9,5 milhões para a Teledyne Scientific & Imaging desenvolver a munição. O projeto começou em 2008; seus primeiros resultados só foram mostrados em público no ano passado.
O departamento afirma que essa munição vai “melhorar a eficácia de atiradores e aumentar a segurança das tropas, permitindo maior alcance e menor tempo para neutralizar alvos”. Só espero que a EXACTO permaneça em campos de batalha: por ser tão eficaz nas mãos de pessoas inexperientes, ela poderia causar um estrago em ambientes urbanos. [DARPA via The Verge]