Veja uma bala de fuzil mudar de trajetória para acertar objetos em movimento

Pesquisadores na DARPA vêm desenvolvendo uma munição que pode mudar de trajetória no ar, para garantir que ela sempre acerte o alvo.

Pesquisadores na DARPA – agência do governo americano que cria tecnologias militares – vêm desenvolvendo uma munição que pode mudar de trajetória no ar, para garantir que ela sempre acerte o alvo. Agora, a agência diz que ela passou com sucesso pela maior série de testes até hoje.

>>> Esta bala de fuzil consegue mudar de trajetória depois que é disparada

A EXACTO (sigla para Material Bélico de Extrema Precisão) é uma bala de calibre .50 que se manobra enquanto viaja pelo ar. Ela se tornou eficaz o suficiente para ajustar o próprio rumo em pleno voo, e atingir um alvo em movimento.

Em um vídeo divulgado pela DARPA, um franco-atirador treinado usa isso para atingir, de forma confiável, um alvo que começa a se mover após o tiro. Até mesmo uma pessoa usando rifle pela primeira vez consegue acertar o alvo com a EXACTO.

Como funciona essa tecnologia? A DARPA não revela detalhes, muito provavelmente de forma intencional – imagine se isso cai em mãos inimigas.

Eles dizem apenas que a EXACTO consiste em “uma munição especial e um sistema de orientação óptica em tempo real”, que permite levar o projétil ao alvo compensando fatores como o vento, condições meteorológicas, movimentos do alvo, entre outros.

Criar a EXACTO não foi uma tarefa fácil nem barata: o Pentágono ofereceu US$ 9,5 milhões para a Teledyne Scientific & Imaging desenvolver a munição. O projeto começou em 2008; seus primeiros resultados só foram mostrados em público no ano passado.

O departamento afirma que essa munição vai “melhorar a eficácia de atiradores e aumentar a segurança das tropas, permitindo maior alcance e menor tempo para neutralizar alvos”. Só espero que a EXACTO permaneça em campos de batalha: por ser tão eficaz nas mãos de pessoas inexperientes, ela poderia causar um estrago em ambientes urbanos. [DARPA via The Verge]

Sair da versão mobile