Prepare-se. Este vídeo recém-enviado mostra duas pessoas caminhando à beira do edifício mais alto do hemisfério ocidental – o One World Trade Center – e pulando lá do alto, a 417 m de altura. A ação começa no ponto 2:40.

O salto aconteceu em 30 de setembro de 2013, mas só agora foi enviado para o YouTube. Na verdade, este vídeo surge após uma operação para encontrar esses caras que pularam do 1 WTC – eles foram presos ontem de manhã.

Marko Markovich, 27, Kyle Hartwell, 29, Andrew Rossig, 33, e James Brady, 32, foram presos depois de “uma investigação de cinco meses e meio” de vídeos capturados na área, segundo o jornal Long Island Newsday. Todos os quatro estão sendo acusados ​​de roubo de terceiro grau e risco imprudente de segundo grau.

base jump 1 wtc

De acordo com o New York Post, os jovens subiram todos os 105 lances de escada, ao invés de pegar o elevador, para não serem descobertos. Os advogados deles dizem que todos têm longa experiência em BASE jumping. “A intenção era que ninguém nunca descobrisse, e que ninguém se machucasse, e ninguém se feriu. Estou apenas tentando não ir para a cadeia”, diz Rossig ao NY Post.

Este mês, o topo do 1 WTC foi “invadido” de novo: o adolescente Justin Casquejo, 16, atravessou uma barreira de segurança no edifício às 4h da manhã de domingo (16). Ele pediu para o ascensorista levá-lo ao 88° andar, e subiu de escada até o 104° andar.

Lá, ele passou por um guarda que estava dormindo, chegou à cobertura do edifício e ficou duas horas por lá, tirando fotos e aproveitando a paisagem. Um pedreiro o encontrou lá em cima e o entregou aos policiais; o guarda foi demitido. [Newsday via Deadspin]

Foto por AP/Mark Lennihan