É, seu smartphone talvez tire fotos decentes, mas com certeza não é nada próximo à melhor câmera que o governo americano tem. Com 1,8 gigapixels, a ARGUS-IS é a plataforma de vigilância com a resolução mais alta do mundo.

Isso porque, além da resolução absurda, ela está acoplada a uma aeronave não-tripulada que chega a até 9 km de altitude. Ou seja, ela pode fazer o trabalho de um exército de 100 drones ao monitorar uma área com o tamanho de uma cidade média.

A visão da ARGUS-IS é tanto ampla como precisa. Ela pode cobrir áreas de até 40 km² de uma só vez, e ainda assim detectar objetos de até 15 cm em altitudes de até cinco quilômetros.

A ARGUS-IS faz streaming ao vivo das imagens para o solo, e coleta até 6 milhões de terabytes (seis exabytes) por dia. Para lidar com tantos dados, são necessários dois subsistemas de processamento: um na aeronave, e outro no solo.

A câmera usa 368 sensores parecidos com o que se encontra em smartphones, mas que são ativados ao mesmo tempo e assim criam um só feed de video. O conjunto câmera + drone foi criado pela DARPA, agência do governo americano que desenvolve tecnologias militares.

A ARGUS-IS já está sendo usada? Impossível saber, pois esta informação é confidencial. Da mesma forma, não podemos nem ver exatamente como é essa câmera. Mas uma coisa é certa: olhos no céu que tudo veem não são mais ficção científica. Eles são realidade. E elas podem estar de olho em você agora mesmo.

Você pode descobrir mais sobre o ARGUS-IS e outros drones no especial da PBS, “Rise of the Drones“, de onde foi obtido o vídeo acima. [YouTube via Reddit]