Com 396 m de comprimento e quase 54 m de largura, o CMA CGM Marco Polo reina atualmente como o “maior navio de contêineres do mundo” – nele cabem até 16.000 contêineres.

Mas isso não deve durar por muito tempo. Logo estará pronta uma linha de mega-navios ainda maiores – a Maersk Triple E – que, quando lançados, serão gigantescos em relação a qualquer outra embarcação em alto-mar.

Com 400 m de comprimento e capaz de transportar 18.000 contêineres TEU, a nova linha Triple E trará os maiores navios do mundo, e também a maior capacidade de contêineres no planeta.

A linha tem esse nome por focar em três itens com a letra E (em inglês): economia de escala, eficiência energética e meio ambiente. O Triple E será muito mais eficiente em consumo de combustível do que seus antecessores: ao navegar à velocidade de apenas 17,5 nós (~30 km/h), em vez de 20-25 nós de navios semelhante, o Triple E deve gastar a metade do combustível e emitir 50% menos gases poluentes.

A primeira iteração da linha Triple E deve zarpar do estaleiro da Daewoo, na Coreia do Sul, em junho. [World’s Largest Ship – Wikipedia]