O Windows Phone 8.1 chegou hoje aos usuários como Preview, e ele traz não só uma central de notificações: há uma nova assistente de voz inspirada em Halo. Mas como a Cortana se sai contra seus concorrentes, que têm um ou dois anos a mais de experiência que ela? Surpreendentemente bem.

No geral, como você pode ver, Cortana, Siri e Google Now estão no mesmo nível – pelo menos em inglês:

A Siri ainda não fala português, e a Cortana deve ganhar suporte a outros idiomas em 2015. Em inglês, cada um responde com facilidade à maioria das perguntas, e a Cortana se encaixa bem no meio, oferecendo um pouco da personalidade de Siri, mas com a rapidez do Google Now.

A Cortana tem alguns truques especiais que Google Now e Siri não conseguem fazer: por exemplo, se você precisa avisar algo a José, a assistente mostra um lembrete quando ele ligar para você. Mas no geral, todos os três assistentes digitais se equiparam. Agora é uma corrida para ver quem consegue tomar o controle da sua vida.

BÔNUS: No teste entre Cortana, Siri e Google Now, nem tudo ocorreu como o esperado. O vídeo abaixo é um vislumbre de como será um mundo dominado por computadores:

Se você fizer as perguntas certas na ordem certa, os assistentes de voz respondem de forma recursiva até alguém entender algo errado. O momento mais maravilhoso do vídeo é quando a Cortana entende “para quem envio isto?” como “910”, fazendo a Siri querer enviar uma mensagem para esse número.

Tudo isso acontece porque a Siri não cala a boca, enquanto Cortana e Google Now ficam quietos ao realizar buscas e outras funções – eles só emitem voz para confirmar mensagens de texto e compromissos. É por isso que talvez nada seja melhor do que a Siri falando com a Siri – ou do que o clássico vídeo com dois assistentes de computador conversando por voz.

Atualizado em 15/04