O que falta no Windows Phone? Para essa pergunta existem várias respostas, dentre elas “Instagram” incluído. O popular app/rede social de fotos diferentonas cheias de filtros e retoques saiu primeiro para iPhone e, mais tarde, ganhou versão também para Android. Agora, ele pode estar prestes a desembarcar no Windows Phone.

Em um dos vídeos da Nokia para apresentar o Lumia 920 (abaixo), aparece uma tela inicial com um live tile bem peculiar. Uma foto com dois ícones e seus respectivos contadores, um de comentários e outro de “curtidas”. Os ícones se parecem muito com os usados na interface do Instagram e, como o live tile é uma foto grandona, não foi muito difícil chegar a essa conclusão. Não é o primeiro app que “vaza” em um vídeo da Nokia; a nova interface do Skype para Windows Phone também foi vista em outro, também do Lumia 920.

O Instagram deve chegar como um app próprio, mas não seria surpresa se fizesse uso também do novo modo “Lenses” da câmera do Windows Phone 8. Como a Microsoft explicou semana passada, durante o evento da Nokia, as Lenses são como add-ons para a câmera. No caso do Instagram, poderia servir para aplicar filtros em tempo real e mandar a foto na mesma hora, sem sair do app da câmera.

Além do flagra no vídeo da Nokia, o Verge diz que “fontes familiares aos planos da Microsoft para o Windows Phone” também confirmaram a chegada do Instragram à plataforma. Em março, um documento interno da Microsoft revelou que a empresa estava empenhada em trazer grandes apps para o sistema — e, em um dos slides, o ícone do Instagram aparecia em destaque. Agora, enfim, vai? [The Verge]