Vídeo: emissora de TV dos EUA registra passagem de tornado ao vivo
Na última semana, a emissora de televisão dos Estados Unidos FOX 4 Now conseguiu gravar o momento da passagem de um tornado sobre uma ponte durante uma reportagem ao vivo.
Uma série de tornados atingiu o país na última quarta-feira (9) por conta da mudança de tempo causada pela aproximação do furacão Milton. A tempestade atingiu o estado da Flórida deixando ao menos 21 mortos, de acordo com o MetSul Meteorologia.
A passagem do Milton
O furacão Milton, que chegou à categoria cinco (a mais alta), atingiu a costa perto de Siesta Key, na Flórida, como uma tempestade de categoria 3. Mesmo assim, deixou um rastro de destruições com seus ventos de 193 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Ao atravessar o estado e se deslocar para o mar, ele enfraqueceu para a categoria 1, considerado um ciclone pós-tropical, segundo a CNN. Mais de 3 milhões de pessoas no estado da Flórida ficaram sem energia. Nas cidades de São Petersburgo, Gulfport, South Pasadena e Lealman, cidadãos também ficaram sem água potável.
Além disso, o furacão ainda alterou a área costeira da Flórida, de acordo com o Ecoa Uol. A USGS, o Serviço Geológico dos Estados Unidos, disse que quase todas as praias arenosas da costa oeste seriam inundadas pelo oceano, erodindo dunas da região na mais severa alteração costeira até então.
Inundações, apagões, falhas nas redes de telefonia celular e o transbordamento de rios ocorreram também em Yucatán, no México. Já em Havana, em Cuba, sofreu com alagamentos e corte de energia, embora nenhum dos dois países estivesse na rota do furacão.
Milton atingiu a Flórida duas semanas após a passagem do furacão Helene, que matou pelo menos 225 pessoas no estado. Além disso, o fenômeno afetou também os estados norte-americanos da Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia e, principalmente, a Carolina do Norte.