Durante o seu tempo a bordo da Estação Espacial Internacional, o astronauta Chris Hadfield tirou e compartilhou algumas das fotos mais incríveis do nosso planeta através do Twitter – vale seguir o comandante por lá.

Neste vídeo, ele explica como ele captura essas belas fotos da Terra, e mostra os maravilhosos equipamentos de câmera à sua disposição.

Para tirar as fotos, Hadfield usa uma Nikon D3s e uma lente enorme de 400mm, que felizmente não pesa nada devido à gravidade zero. Ele mostra como o foco e o enquadramento são importantes, e precisa deixar a câmera no modo manual – parece que o modo automático não se dá bem com fotos no espaço. Com boa iluminação, ele usa abertura f/16 e ISO 200.

A maioria de nós provavelmente nunca terá a chance de visitar a Estação Espacial Internacional, pelo menos enquanto ela estiver em órbita, mas isso não deixa menos fascinante o desafio que fotógrafos enfrentam a 350 km acima da Terra. E os resultados valem a pena, como você pode ver abaixo. [YouTube via PetaPixel]

A Lua

espaco hadfield (4)

 

Paris, França, à noite

espaco hadfield (3)

 

Lago seco no deserto Outback, Austrália

espaco hadfield (5)

 

Grandes Lagos, América do Norte

espaco hadfield (2)

 

Rio São Lourenço, que conecta os Grandes Lagos com o Oceano Atlântico

espaco hadfield (1)

Fotos por Chris Hadfield/Canadian Space Agency