Computadores que você pode vestir são o futuro, certo? Óculos! Mais óculos! Relógios! …e um tênis?

Sim, o Google preparou um par de tênis que fala para a SXSW Interactive, mas você provavelmente não o usará. Ele faz parte do novo projeto do Google chamado Art,Copy&Code, que tenta responder à pergunta: “como a web moderna irá moldar o futuro da propaganda?”

Uma das ideias para redefinir propagandas – algo que garante 90% da receita anual do Google – é apostar em objetos conectados. E este tênis é um experimento nesse sentido. Como ele poderia ajudar na propaganda? O Google diz que ele “convida pessoas a interagirem com o produto através da web”; no caso, seus amigos interagem com o que seu tênis posta no Google+. Mas é um experimento – isso pode levar a algo bem empolgante no futuro.

O tênis foi feito em parceria com o artista Zach Lieberman e o estúdio YesYesNo. Ele usa um sensor de pressão, acelerômetro, giroscópio e Bluetooth para coletar dados e gerar comentários “espirituosos” que ele pode pronunciar em voz alta, ou postar no seu perfil do Google+ (se você permitir). [YouTube via Art,Copy&Code via TechCrunch]