_Microsoft

Microsoft quer reforçar presença em carros com o “Windows in the Car”

Há anos, a Microsoft cria software específico para carros, com suas versões embedded do Windows usadas por Ford, Fiat, Nissan e outras. Mas agora, a empresa está levando esta área mais a sério com um sistema centrado no Windows Phone – e ele se parece muito com o Apple CarPlay. A empresa revelou seu sistema […]

Há anos, a Microsoft cria software específico para carros, com suas versões embedded do Windows usadas por Ford, Fiat, Nissan e outras. Mas agora, a empresa está levando esta área mais a sério com um sistema centrado no Windows Phone – e ele se parece muito com o Apple CarPlay.

A empresa revelou seu sistema para automóveis na conferência Build, e embora ainda seja um conceito, o “Windows in the Car” está sendo testado em carros reais.

Ele funciona basicamente como um espelho para o que já está no seu Windows Phone, permitindo ao usuário acessar apps como Mapas, Xbox Radio e Spotify em uma tela embutida no carro, bem como funções físicas do carro (como o para-brisa). Como o sistema é uma extensão do Windows Phone, os desenvolvedores poderão criar apps específicos para o carro.

O “Windows in the Car” usa a tecnologia MirrorLink: trata-se de um padrão, usando pelo smartphone e pelo carro, que permite aos dois se conectarem. Dessa forma, você interage com o celular através de uma tela no carro. Ele está presente em aparelhos como LG G2, Sony Xperia ZQ/Z1, Galaxy S III, Galaxy Note II e vários modelos da Nokia com Symbian. O MirrorLink conta com o apoio de diversas fabricantes de carro, como Volkswagen, Honda e Toyota.

Por enquanto, não há nenhuma data para toda essa visão se tornar realidade, mas dado que até a apresentação sofreu com bugs, isso ainda deve demorar. O CarPlay, por sua vez, está previsto para ser lançado no final deste ano. [TechRadar e The Verge]

Sair da versão mobile