O WinFuture voltou a vazar mais detalhes sobre o Windows 9: desta vez, o alvo é a nova central de notificações, que reúne em um só lugar todos os avisos emitidos por seus programas, sejam desktop ou Metro.

>>> Vídeo mostra como funcionará o menu Iniciar do Windows 9

>>> Assim funcionam as múltiplas áreas de trabalho no Windows 9

Agora existe um botão na barra de tarefas, com o mesmo ícone do Windows Phone, que revela todas as notificações do sistema quando clicado. Como explica o WinFuture:

… não há diferença se são mensagens de apps da Windows Store, ou de programas desktop normais, ou do próprio sistema operacional. Portanto, é possível ver todas as notificações na nova central, incluindo aquelas que previamente eram separadas como “balões” e exibidas na bandeja do sistema.

As notificações são separadas por app, e é possível removê-las uma a uma, ou tudo de uma vez, ou todas de um mesmo app. No entanto, como aponta o WinFuture, esse recurso ainda tem muito o que evoluir: por exemplo, algumas notificações expõem nomes internos do sistema, como “Windows.SystemToast.AutoPlay” no vídeo.

Felizmente, ainda há bastante tempo para a central de notificações melhorar: a Microsoft deve lançar uma versão de testes do Windows 9 até o início de outubro, e sua versão final deve chegar em abril de 2015. [YouTubeWinFuture]