Você já sabe como parar o tempo usando um ventilador de teto, duas lanternas e uma câmera. Mas este método aqui talvez ganhe o título de “mais legal” e “mais exagerado”.

Para criar o videoclipe da música “Wasting My Young Years”, da banda London Grammar, fotógrafos reuniram 625 câmeras pinhole para parar o tempo de forma impressionante.

As câmeras pinhole não possuem lente: usando um pequeno orifício, você expõe um filme fotográfico à luz, e assim registra a imagem.

Para criar o vídeo acima, utilizou-se filme 35mm, inserido no equipamento depois que quaisquer fontes de luz eram removidas. Cada uma das câmeras “gravava” as imagens ao mesmo tempo.

O efeito é muito legal por si só, mas é nos bastidores que as coisas ficam ainda mais absurdas:

O vídeo foi criado por Bison e Academy Plus, e quando se trabalha com um objeto circular gigante ao estilo faça-você-mesmo, até repor o filme pode ser bastante desafiador. Eram necessárias 8 pessoas para trocar o filme das 625 câmeras, em um processo que levava 30 minutos. Mas na maior parte, toda a produção se saiu muito bem.

Onde eu posso me conseguir um conjunto desses com tantas câmeras pinhole? E onde consigo a habilidade em me jogar no ar assim? É talento por todos os lados. [DIYPhotography via PetaPixel]