_Robôs

Você pode chutar este robô quadrúpede do Google e ele não vai cair

O Spot é um robô quadrúpede de 70 kg que, assim como seu irmão maior, consegue manter o equilíbrio mesmo quando chutado.

Faz tempo que a gente não ouve falar sobre o BigDog, aquele robô de quatro patas capaz de transportar até 150 kg, escalar terrenos com inclinação de 35 graus e andar no gelo. Deve ser porque a Boston Dynamics – uma empresa do Google – estava trabalhando arduamente para criar uma versão menor e mais ágil.

>>> Este é o exército de robôs do Google

O Spot é um robô quadrúpede que pesa cerca de 70 kg, e pode operar com segurança em ambientes internos e externos. (Por sua vez, o BigDog pesa 109 kg.)

Ele caminha por aí usando um motor elétrico, que faz uma série de atuadores hidráulicos entrarem em movimento. E assim como seu irmão maior, o Spot consegue manter o equilíbrio mesmo quando chutado:

O robô possui sensores embutidos que lhe permitem navegar automaticamente em terrenos difíceis. E como o Spot é significativamente menor e mais leve do que o BigDog, ele pode caminhar mais rápido.

Ele não é capaz de transportar tanta carga quanto o BigDog porque a Boston Dynamics o criou para outras finalidades: reconhecimento de área e missões de busca e salvamento.

Além do Spot e BigDog, temos também o LS3, robô quadrúpede que viaja de forma autônoma por mais de 30 km sem reabastecer, carregando 180 kg de equipamento. Esta é apenas uma fração do exército de robôs que o Google adquiriu em 2013; confira todos aqui.

Sair da versão mobile