Uma das principais áreas militares do mundo não fica muito longe de Los Angeles. Mas, quando os moradores da cidade viram um feixe azul cruzar o céu noturno na noite de sábado (7), começaram a circular algumas teorias malucas. Seriam… aliens?

Não, não era um OVNI: era um teste de mísseis balísticos lançados a partir de um submarino Trident, disparados rumo ao Pacífico Sul. Voos do movimentado aeroporto LAX foram redirecionados para evitar colisões.

O problema é que a população não foi avisada de antemão que veria esse fenômeno no céu. Daí a achar que são aliens é um pulo:


A Base Naval de Ventura County admitiu que foi um lançamento do Trident D5. Eis a declaração oficial da Marinha americana sobre o evento, vinda do comandante da Terceira Frota Ryan Perry:

Lançamentos de mísseis são realizados de forma frequente e recorrente para assegurar a confiabilidade contínua do sistema. Cada atividade de teste fornece informações valiosas sobre nossos sistemas, contribuindo assim para a segurança em nossas instalações.

O míssil não estava armado. Os Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha não costumam anunciar testes de mísseis. Informações sobre o lançamento de teste de mísseis Trident II (D5) são confidenciais antes do lançamento.

O fotógrafo Justin Majeczky conseguiu uma vista sensacional do míssil. Ele estava no alto da ponte Golden Gate para fazer um vídeo timelapse, quando apareceu o rastro azul no céu. São imagens de tirar o fôlego, com San Francisco brilhando no fundo:

Esta não é a primeira vez que o céu dos EUA é marcado por esses rastros. Em setembro, o foguete Atlas V foi lançado com um satélite de comunicações da Marinha americana a partir do Cabo Canaveral, iluminando o céu noturno com luzes azuis – e os habitantes de Miami puderam observá-las em primeira mão.

[Foxtrot Alpha]

1509432202094130835