_Cultura

Vietnã proíbe a exibição de “Barbie” nos cinemas; entenda

Com Margot Robbie e Ryan Gosling, “Barbie” estreia globalmente no dia 21 de julho - mas ficará de fora do país asiático graças a uma cena pontual

Barbie

Imagem: Reprodução/Warner Bros.

O aguardado filme “Barbie”, da diretora Greta Gerwig, não será exibido no Vietnã por determinação das autoridades locais. Segundo informações da Variety, o filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling não irá às telas de cinema do país por conta de uma cena onde o mapa da Ásia é exibido, e inclui a controversa “linha de nove pontos”.

A cena em questão mostra um mapa que atribui uma zona marítima disputada entre Vietnã e China, que foi anteriormente rejeitada pelo Vietnã e envolve um território rico em reservas petrolíferas e gás. A tal “linha de nove pontos”, porém, é uma demarcação que segue as reivindicações chinesas — e que são contestadas pelos vietnamitas.

Em forma de U, ela é usada em mapas chineses para ilustrar as reivindicações sobre áreas no Mar do Sul da China, incluindo faixas do que o Vietnã considera sua plataforma continental, onde concedeu concessões de petróleo.

“Barbie” estava originalmente programado para estrear no Vietnã em 21 de julho, a mesma data que nos Estados Unidos.

Outras censuras

“Barbie” é o filme mais recente a ser banido no Vietnã por retratar a controversa linha de nove ponto da China, que foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional de um tribunal de Haia, em 2016. A China se recusa a reconhecer a decisão

Vale lembrar que não é a primeira vez que algo assim acontece. Em 2019, o governo vietnamita vetou o filme de animação da DreamWorks “Abominável” e no ano passado proibiu o filme da Sony “Uncharted: Fora do Mapa”, com Tom Holland, pelo mesmo motivo. 

Em 2020, as séries “Put Your Head On My Shoulder” e “Madam Secretary” foram instruídas a deletar as cenas que continham o mapa. A Netflix também removeu um drama de espionagem australiano, “Pine Gap”, em 2021. 

Sair da versão mobile