Vision Pro: headset de realidade mista da Apple pode chegar antes do esperado
A Apple anunciou no primeiro semestre o Vision Pro, seu headset de realidade mista, que compila em um só lugar as tecnologias de realidade virtual e aumentada. Inicialmente, a previsão era que o produto chegasse em março do ano que vem. Mas, ao que parece, esses planos podem mudar um pouco.
Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, o lançamento do headset XR da maçã pode acontecer até meados de fevereiro. Ele também afirmou que a empresa está planejando treinar funcionários da App Store já a partir de janeiro para prepará-los para a chegada do produto.
Atualmente, é possível comprar o produto na pré-venda por um valor de US$ 3.499, aproximadamente R$ 17 mil em conversão direta e sem considerar impostos. Mesmo com o alto valor, as projeções internas da empresa esperam vendas de aproximadamente 400 mil unidades no lançamento e outra bem mais ambiciosa, de 10 milhões, até 2025.
O headset de realidade mista pode ser utilizado para consumir conteúdos de entretenimento, navegar na internet, controlar objetos virtuais tridimensionais, entre outras tarefas. Além disso, ele pode ser controlado pelos olhos, mãos ou pelo kit de teclado e touchpad da empresa.
Ele ainda apresenta duas telas com resolução 4K que ficarão posicionadas sobre cada olho do usuário. O usuário pode escolher entre visualizar o ambiente externo, para interagir com objetos virtuais posicionados no ambiente real ou trabalhar em um ambiente completamente virtual.
Ele funciona executando o novo sistema operacional da Apple, o VisionOS, e conta com dois poderosos chips, o M2 e o R1. O headset foi desenvolvido para ser utilizado enquanto está plugado à tomada, mas também conta com uma bateria para um uso “desplugado” — que entrega uma autonomia de somente duas horas.
O Vision Pro é visto como um dos produtos mais promissores do mercado nos últimos anos, e espera-se que ele possa popularizar os produtos de realidade mista a nível global.