A Apple anunciou a data oficial em que o Vision Pro, o headset de realidade mista apresentado em junho do ano passado, começará a ser comercializado nos Estados Unidos. De acordo com as informações divulgadas, as vendas começam já no dia 2 do mês seguinte.
A empresa também revelou que as pré-encomendas serão liberadas já a partir de 19 de janeiro. As informações estão de acordo com o que o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, tinha adiantado alguns dias atrás.
Gurman revelou que a empresa já estava iniciando o processo de treinamento de funcionários de suas lojas físicas oficiais para aprenderem a manusear o dispositivo. Ele também afirmou que, as vendas, antes previstas para começar em março, seriam adiantadas para fevereiro, em um movimento surpreendente da gigante de Cupertino.
O aparelho mescla as tecnologias de realidade virtual e aumentada e promete transformar a maneira como as pessoas interagem com softwares e plataformas digitais. O Vision Pro pode projetar elementos em realidade aumentada ou criar ambientes completamente virtuais.
O que não agradou muito aos entusiastas mais apaixonados por tecnologia foi o valor do equipamento. A empresa anunciou no ano passado, que o headset, voltado para um segmento mais premium — ao contrário dos headsets mais recentes da Meta, por exemplo –, tem o preço sugerido de US$ 3.499, aproximadamente R$ 17 mil em conversão direta.
Os preços e disponibilidade para o mercado internacional ainda são um mistério. Espera-se que o Vision Pro também seja disponibilizado no Canadá, Reino Unido e União Europeia e mercados asiáticos. Ainda não se sabe se eles serão disponibilizados na América Latina, onde os preços devem ser bastante elevados.
Até a data de lançamento, a Apple deve trazer mais informações sobre as funcionalidades do aparelho e possíveis novos recursos que foram adicionados neste período de sete meses desde a revelação oficial para o grande público.