Você tem celular pré-pago e ainda compra aqueles cartõezinhos de recarga? Pare com isso! Agora você pode inserir créditos em celulares da Vivo usando… o Facebook. Ou quase.

A Vivo criou um app para Facebook que recarrega o celular usando seu cartão de crédito. Basta escolher o valor da recarga, digitar seu número de celular e… pronto?

Não: você é direcionado para uma página do PayPal, e tem que preencher um cadastro com cerca de 15 campos (se você ainda não tiver uma conta).

Seus amigos vão saber o valor da recarga? Não. Vão saber que você fez uma recarga? Também não.

Na verdade, isso é praticamente igual a usar o site da Vivo para recarga: a função foi apenas “portada” para o Facebook em forma de app:

Mas até onde sabemos, a Vivo é a primeira operadora a oferecer recarga dessa forma. Há outros serviços de recarga via Facebook – a Loja Alô recarrega celulares da TIM, por exemplo – mas nenhum é diretamente oferecido pelas operadoras.

A ideia de misturar Facebook com dinheiro de verdade parece um pouco medonha. Mas a Vivo colocou apenas uma porta de entrada no Facebook: o pagamento é feito em outra página, com domínio paypal.com. Não se trata de algum sistema de operadora, sempre inclinado a problemas de segurança. É o PayPal que você já conhece, e que permite pagar usando cartão de crédito nacional.

Vivo e PayPal vêm namorando há algum tempo. Em agosto, as duas anunciaram um serviço de pagamento por celular que não exige conexão à internet. Após o cadastro no PayPal, você disca o código *777# e surge um menu com opções: não só recarga de celular, como envio e recebimento de dinheiro. Este vídeo explica em mais detalhe.

No fim, parece uma boa ideia: muita gente nem quer entrar no site da Vivo, mas passa horas a fio no Facebook. E se eu não tiver que digitar senha de online banking (mais código de token/cartão de segurança/etc.) para colocar uns trocados no celular, tanto melhor. [Vivo/Facebook via @VivoEmRede]