A Telefónica, dona da Vivo no Brasil, revelou hoje que firmou acordo com a Microsoft, e vai aumentar os esforços de marketing para divulgar smartphones com Windows Phone 8.

A parceria valerá inicialmente por um ano, em seis países: Alemanha, Chile, Espanha, México, Reino Unido e sim, Brasil.

E as palavras da Telefónica são fortes: eles vão apoiar o Windows Phone “para estimular a presença de mais sistemas operacionais móveis, como uma alternativa ao atual duopólio do Android e iOS”.

As intenções da Telefónica, no entanto, são um pouco mais vagas: ela diz que irá destacar os diferenciais do Windows Phone – SkyDrive, Xbox, Office 365, SharePoint – e vai “trabalhar com as principais fabricantes” para “garantir a disponibilidade de dispositivos com alta qualidade”.

No Brasil, são poucas as fabricantes que apostam no Windows Phone. A Samsung já mostrou que não liga muito, a Huawei ainda tem presença tímida por aqui (o que pode mudar em breve), a HTC saiu do país, e a LG desistiu da plataforma há mais de um ano. Ou seja: prepare-se para ver muitos Nokia Lumia nas lojas da Vivo?

A Telefónica/Vivo também tem parceria com a Mozilla para apoiar o Firefox OS, voltado para aparelhos de baixo custo. O primeiro celular com o sistema deve ser lançado em setembro no Brasil.

Perguntamos à operadora se há mais detalhes sobre a parceria com a Microsoft; se sim, atualizaremos o post em breve. [Telefónica via The Verge]