Steve Harwell, vocalista da banda Smash Mouth, conhecida pela trilha sonora de “Shrek”, morreu nesta segunda-feira (4), aos 56 anos. O empresário da banda afirmou que o vocalista morreu em sua casa, em Boise, capital do estado de Idaho, nos EUA, por falência hepática.
Harwell fundou a banda Smash Mouth em 1994, na Califórnia, ao lado do guitarrista Greg Camp, do baixista Paul De Lisle e Kevin Coleman na bateria. O primeiro sucesso da banda foi “Walkin’ on the Sun”, do disco de estreia “Fush Yu Mang”, de 1997.
Embora “Walkin on the Sun” tenha sido um sucesso considerável, a banda explodiu só após o segundo álbum. “Astro Love”, de 1999, é o disco do hit “All Star”. Quem já assistiu “Shrek”, certamente conhece a canção, que aparece no primeiro filme da franquia, de 2001.
Além disso, “All Star”, antes de “Shrek”, fez parte da trilha do filme “Heróis Muito Loucos”, de 1999. O clipe da música conta com a presença de Ben Stiller e outros atores do filme. Confira:
Smash Mouth e “Shrek”
“Não tínhamos noção do sucesso que Shrek seria”, afirmou o vocalista do Smash Mouth em entrevista à Rolling Stone, em 2019. Inicialmente, o Smash Mouth hesitou em permitir o uso da música no filme.
Além de “All Star”, Smash Mouth aparece na trilha de Shrek com mais duas canções. “I’m a Believer”, dos “Monkees”, cantada pelo Burro no final do primeiro filme, foi relançada no terceiro álbum da banda.
Atualmente, “All Star” está perto de alcançar a marca de um bilhão de streamings no Spotify.
A carreira do Smash Mouth e de seu vocalista não seguiram o mesmo rumo da ‘música do Shrek’. Harwell deixou a banda em 2021, e se aposentou da música após um show do Smash Mouth marcado por xingamentos que fez ao público.
Sem Harwell, Smash Mouth continuou em atividade e lançou um single neste ano, antes da morte do vocalista. No Instagram, a banda publicou uma homenagem ao eterno vocalista, ressaltando que Harwell deve ser lembrado pela sua “grande determinação em alcançar o ápice do estrelato”.