O Steam começou a exibir uma notificação inédita para os usuários que desejam finalizar compras jogos online. Agora, a plataforma — que é controlada pela Valve — passou a comunicar aos seus clientes que quando adquirem um game estão comprando apenas uma licença.
O movimento parece uma tentativa de se adequar a uma nova legislação que entrará em vigor a partir do ano que vem na Califórnia, nos EUA.
A regra em questão obriga distribuidores de conteúdo digital a esclarecer que seus consumidores não estão se tornando proprietários de um bem digital. Por isso, o Steam está exibindo a seguinte inscrição antes da finalização da compra: “a compra de um bem digital garante a licença para o produto no Steam” (via Engadget).
Lei de transparência online
No mês passado, o governador do estado, o democrata Gavin Newsom, sancionou a lei que deve promover maior transparência dos mercados digitais que atuam distribuindo jogos eletrônicos, músicas, filmes e programas de TV, além de livros digitais.
A partir do ano quem, as plataformas terão que dizer de forma explícita e com linguagem acessível que seus clientes estão apenas adquirindo licenças.
A sanção da nova legislação aconteceu alguns meses após a Ubisoft revogar as licenças de “The Crew” de todos os assinantes do Ubisoft Connect. Na ocasião, muitos de seus clientes ficaram sabendo da decisão apenas ao tentar acessar o jogo.
A companhia chegou a prometer um reembolso para todos que adquiriram o jogo mais recentemente, o que excluiu aqueles que compraram o jogo logo após o lançamento — que acaba de completar 10 anos. A medida foi bastante polêmica e serviu de alerta para ativistas e entidades que advogam pelos direitos dos consumidores.
Sony e Warner Bros. também já ensaiaram movimentos parecidos de remoção de conteúdos de plataformas digitais, mas acabaram voltando atrás. Por isso, é provável que outras regiões do planeta podem aprovar legislações semelhantes.
VEJA TAMBÉM: