Desde março, já era possível tirar a segunda via do CPF pela internet, e imprimi-lo em casa. Mas e se você não tiver CPF? Agora, você pode pedi-lo também via internet – e não custa nada.

É simples: se você tem até 25 anos, basta ir ao site da Receita Federal, digitar seus dados pessoais e ele gera seu CPF. Você imprime o documento em casa, e não paga nada por ele.

A Receita Federal faz um cruzamento dos seus dados por motivos de segurança. Havendo qualquer inconsistência, você não poderá emitir o CPF pela internet. Aí, o jeito é fazer isso da forma tradicional: nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o serviço custa R$5,70.

Mas e aquele cartão azul? Desde junho do ano passado, ele foi substituído pelo Comprovante de Inscrição no CPF, um documento simples que você imprime em casa. Nem mesmo os Correios, BB ou CEF emitem esse cartão.

Se você já tem CPF, talvez você precise de uma segunda via. Para isso, basta clicar aqui, inserir seus dados e pronto. Quem dera se outros documentos fossem tão fáceis de se obter. [Agência Brasil via Tecnoblog]