Batizar um planeta costumava ser uma honra reservada ao astrônomo responsável por sua descoberta, mas hoje em dia estamos descobrindo muitos planetas em pouco tempo para deixar uma pessoa só decidir. A União Astronômica Internacional decidiu então abrir o seu processo de nomeação para a internet dar seus pitacos sobre como devem se chamar os novos planetas encontrados.

Atualmente, são mais de 1.000 planetas confirmados além do nosso sistema solar e mais de 3.000 ainda não confirmados que aguardam um nome. A IAU quer muito que esses planetas recebam nomes que inspirem admiração cósmica, em vez de denominações como NGC 4349 No 127 b, que parece mais com um número serial, e não um planeta.

Entra em ação a competição NameExoWorlds, que vai até o dia 31 de outubro. O site permite que qualquer pessoa com um smartphone ou computador dê sugestões e vote em nomes para 32 exoplanetas diferentes que foram descobertos nos últimos 25 anos. Os 32 sortudos incluem alguns corpos celestes históricos, como os três exoplanetas que orbitam PSR 1257+12 (descobertos em 1992) e o 51 Pegasi, que tem o tamanho de Júpiter e foi o primeiro exoplaneta descoberto ao redor de uma estrela como o Sol.

Para evitar que as coisas saiam do controle, os nomes foram pré-selecionados para nós. São nomes de filósofos, criaturas mitológicas e referências de ficção científica para decidirmos qual escolher, sem fazer piadinhas.

[Popular Mechanics]