Walkie-talkies estão por aí há décadas, sem grandes mudanças nos últimos anos. A OnBeep, uma empresa que lançou esta semana um dispositivo vestível do tipo aperte-para-falar chamado Onyx, quer fazer a ponte entre os antigos radinhos e os modernos smartphones.

Com 46 gramas —quase o mesmo peso de um ovo— o Onyx é um receptor e transmissor que se prende à roupa por meio de um clipe. Ele se conecta a um app de Android e iOS, que permite que você forme grupos de usuários rapidamente e compartilhe informações como localização com todas as pessoas. A ideia é levar a funcionalidade do clássico walkie-talkie e adicionar novas camadas de funções usando o aplicativo; a OnBeep também compara o dispositivo ao comunicador de Star Trek: prenda no peito e bata para falar.

O Onyx se conecta com um app de iOS e Android.

O CEO da empresa, Jesse Robbins, que é bombeiro voluntário e paramédico, tinha em mente funcionários que trabalham com primeiros socorros, mas a empresa também está tentando vender o periférico como um produto que pode ser usado entre amigos num festival de música ou entre colaboradores que estão rodando a cidade durante o expediente. No vídeo, nós vemos uma família planejando uma festa surpresa de última hora.

Dá para perceber que o Onyx poderia ajudar a evitar a frustração de um monte de ligações efetuadas e recebidas e mensagens de texto para grupos, mas ainda não dá para saber se ele vale o dinheiro extra pago pelo hardware, em comparação a usar um app como o Zello, que tem como slogan “mais fácil que mandar mensagens e mais rápido que ligar”.

O aparelho está sendo vendido por US$100

A OnBeep recebeu US$6,25 milhões no começo deste ano para fabricar o dispositivo vestível de comunicação, dinheiro este que permitiu a eles passar longe do Kickstarter, ao contrário de muitas outras startups. Por outro lado, isto significa que não há indicadores para tentar saber quantas pessoas vão, de fato, comprar um. Então, diz aí: você compraria um desses? [OnBeep]