O TechCrunch publicou um e-mail interno da Mozilla dizendo que a empresa vai quase abandonar seu cliente de e-mail Thunderbird, deixando-o nas mãos da comunidade open-source daqui em diante. O que nos leva à pergunta: você ainda usa clientes desktop de e-mail?

O gerente de projeto do Thunderbird diz no e-mail que a empresa não acredita valer a pena investir recursos em um cliente de e-mail para desktop, porque o trabalho da Mozilla está focado no espaço online.

Mas, assim como todos os produtos da Mozilla, o Thunderbird tem código aberto, e a empresa quer usar a comunidade de desenvolvedores para manter o produto no futuro. A Mozilla não abandonou o projeto de vez: eles ainda vão fornecer atualizações de segurança e estabilidade, mas não querem desenvolver funções novas para ele. Do e-mail:

Nós não estamos “interrompendo” o Thunderbird, apenas propondo adaptar o modelo de lançamentos e governança do Thunderbird de forma a permitir tanto manutenções contínuas de segurança e estabilidade, como inovação e desenvolvimento do produto pela comunidade. Isto vai significar uma mudança em como empregamos funcionários na Mozilla Corporation – ainda estamos acertando os detalhes, mas algumas pessoas vão provavelmente acabar em outros projetos da Mozilla.

Como nota esta última frase, o plano ainda não está claro, e a Mozilla quer estar aberta ao público para discussão antes do plano final ser decidido em setembro. O anúncio seria feito oficialmente nesta segunda-feira.

Pode até ser um pouco triste ver esta relíquia do passado da Mozilla ser deixada de lado, mas faz sentido: cada vez mais pessoas usam e-mail na web todo dia. Mas diga-nos: você ainda usa o Thunderbird, ou outro cliente desktop para e-mail? [TechCrunch]