Hoje em dia temos a vantagem de conseguir ouvir música em qualquer lugar, graças aos dispositivos móveis. No entanto, nem sempre foi assim. Só para ter uma ideia do que já foi considerado inovador no ramo de música portátil, dê uma olhada neste aparelho móvel de 1938.

Esta era a bicicleta do futuro em 1946
Geladeira de 1937 movida a energia solar levava apenas duas horas para fazer gelo

A edição de maio de 1938 da revista Short Wave and Television incluía uma série de imagens de rádios portáteis que tinham aparecido em feiras de eletrônicos em Paris. Como você pode notar à esquerda da foto, a última novidade em “rádio portátil” contava com uma alça, que permitia carregá-lo por aí.

mulher-walkman-1938

Imagem da revista Short Wave and Television de maio de 1938

A evolução da miniaturização de sistemas de rádio estava acontecendo rapidamente na década de 1920, e esse era só apenas um dos muitos modelos disponíveis na década de 30. No entanto, é um bom lembrete de que a mobilidade é e sempre foi relativa. Eu, por exemplo, acho bem legal esse rádio com alça, ainda que ele seja pouco prático. E considerando os avanços tecnológicos da época, seu tamanho era provavelmente concebido para mostrar mesmo o rádio.

Às vezes, ser chique tem seus problemas com eficiência e conveniência. E não há nenhum problema com isso.

Fotos: arquivo do Matt Novak