Há alguns meses o Waze lançou um serviço de compartilhamento de carona em Israel e agora ele está sendo expandido para os EUA – inicialmente, apenas em fase de testes.

>>> UberPool é uma beleza pelo preço, mas prepare-se para momentos constrangedores

Chamado Waze Carpool, o serviço lembra mais ou menos o Uber Pool: você pode dividir o mesmo carro com vários desconhecidos que estão indo mais ou menos para o mesmo lugar, e cada um paga um pouco de dinheiro pela viagem. Os motoristas não precisam lidar com nenhum tipo de registro extra, além da própria habilitação e do carro.

É parecido com o Uber Pool mas não é exatamente o Uber Pool. O Waze Carpool serve mais para quem tem um carro ganhar um trocado extra quando estiver se deslocando. No site do serviço, inclusive, é informado que há um limite para os condutores receberem caronas. A ideia não parece ser ter isso como meio de vida, como alguns motoristas do Uber fazem.

Vamos dizer que você precisa ir até o aeroporto, mas o preço do combustível é alto demais e seria bom ter alguém para dividir a viagem. O Carpool liga o motorista a pessoas próximas que estejam indo para o mesmo lugar, e esses passageiros podem definir quanto estão dispostos a contribuir pela carona. Não tem um preço fixo definido, e isso depende de quem fizer parte do passeio.

O Waze Carpool está sendo testado por enquanto entre algumas pessoas na área da baía de São Francisco, nos EUA, por funcionários de empresas como Adobe, Walmart Global eCommerce entre outros – pessoas nas proximidades do Google, que é o dono do Waze.

[Android Police]