Rumores diziam que o WhatsApp ganharia chamadas em vídeo, e o recurso de fato chegou à versão beta do app para Windows Phone, iOS e, mais recentemente, Android. Eis como usar.

WhatsApp agora permite desenhar e colocar emojis em fotos e vídeos
Você deveria atualizar suas preferências de privacidade do WhatsApp agora mesmo

Antes de tudo, você e seu contato precisam ter a versão beta do WhatsApp, ou surgirá uma mensagem dizendo que ele “está usando um telefone que não suporta chamadas de vídeo”.

whatsapp beta videochamadas (1)
Mensagem de erro caso o outro contato esteja em uma versão mais antiga do WhatsApp

No Android, é possível instalar o beta indo até este link, clicando em “Tornar-se testador” e atualizando o app na Play Store. No Windows Phone, acesse este link para instalar o beta da Loja. No iPhone, é preciso fazer jailbreak e seguir estas instruções.

Então, você inicia uma videochamada indo em Chamadas e tocando no botão do telefone no canto superior direito. Você verá sua lista de contatos e o ícone de câmera; toque nele para iniciar a chamada em vídeo.

whatsapp beta videochamadas (1)

Eu e o Alessandro fizemos o teste através de quatro tipos diferentes de conexão. No Wi-Fi de 30 Mbps, tudo funcionou como o esperado: não houve engasgos no vídeo nem na voz. No 4G, foi possível notar um ou outro engasgo, mas tudo funcionou bem.

whatsapp beta videochamadas (2)

No 3G, a situação ficou mais preocupante: surgiu mais de uma vez a mensagem “conexão fraca, vídeo pausado”. Aparentemente o app prioriza a voz em vez do vídeo, o que é melhor e permite dar seguimento à chamada. E, no 2G, deu tudo errado: “eu ouvi um ‘alô’ e travou tudo”, diz Alessandro.

As chamadas em vídeo devem chegar à versão estável do WhatsApp – e a seu bilhão de usuários – nas próximas semanas.

[Android Central via The Verge]